Aprenda o efeito de acabamento Veludo Amassado

Aprenda o efeito de acabamento Veludo Amassado

A primeira edição da Mostra Elite Design - que acontece até o dia 3 de dezembro em Porto Alegre - traz o melhor da arquitetura, paisagismo e design, em projetos de tirar o fôlego. Diversos ambientes foram projetados por importantes arquitetos e designers de interiores e contaram como nosso apoio e suporte especializado para a composição de cores e efeitos de acabamento em diferentes superfícies.

O resultado dessas combinações foi a ousadia nas cores e nos diversos efeitos que foram criados. Um dos destaques ficou por conta do efeito de acabamento VELUDO AMASSADO, encontrado no Espaço Velutto, das arquitetas Gabriela Luz, Gabriela Machado e Lívia Bace e no Lavabo das Artes, que levou a assinatura de Angela Souza.

 

Aqui no Espaço Velutto, todas as paredes do ambiente receberam o efeito de acabamento veludo amassado. Ele permeou o espaço e trouxe sofisticação e harmonia, que contrastou com a decoração mais sóbria e elegante do ambiente.

Para trazer linhas contemporâneas e atemporais foram utilizados elementos naturais, como o concreto cobogós, que por serem vazados, limitam os espaços sem trancar a circulação de ar. Porém, a originalidade da madeira do piso existente e as cubas resinadas artesanais dão uma leitura mais urbana e descontraída ao ambiente.

Já no Lavabo das Artes, o efeito teve como base a Cor do Ano 2018 – a Black Flame PPG1043-7 e foi utilizado logo na entrada do ambiente, como contraponto ao espelho do lavabo. O toque metálico, rústico e clássico do objeto funcionou muito em conjunto com o efeito de acabamento e trouxe um ar de sobriedade ao espaço.  A ideia do projeto da arquiteta Angela Souza partiu do conceito urban chic, que está na união do novo com o clássico.

A utilização de produtos básicos e atuais, com acabamentos diferenciados e com os modelos clássicos, criou ligações emocionais, sem perder o lado prático e funcional do ambiente.

COMO FAZER

Agora que já contamos um pouco sobre os espaços na Mostra Elite Design e trouxemos alguns exemplos de como o efeito veludo amassado pode ser aplicado, vamos explicar, com um passo a passo, os detalhes de como fazê-lo em sua casa.

Lembrando que para a aplicação desse efeito, sugerimos sempre a contratação de um profissional capacitado para que o resultado final saia como planejado. O pintor profissional utilizará as ferramentas necessárias e o produto ideal para desenvolver o melhor trabalho.

Vamos lá!

Primeiro passo: os materiais. O que você precisa usar?

- Tinta Extravinil Látex Hiper

- Verniz Acrílico Incolor (cod. 999)

- Rolo de lã para aplicação da tinta

- Esponja Marinha

- Fita Crepe (para isolamento)

*conheça mais dos nossos produtos em nosso site: clique aqui

Segundo passo: aplicação da tinta

Com o auxílio do rolo de lã, aplique duas demãos da Tinta Extravinil Látex Hiper, com diluição de 10% de água na superfície previamente selada - com intervalo mínimo de quatro horas entre demãos. Para valorizar o contraste entre o brilho do verniz e o aspecto fosco aveludado da tinta escolhida, dê preferência às cores mais escuras. Em casos de aplicação deste efeito de acabamento em áreas externas, nesta etapa aplique três demãos de tinta. Aguarde secar por quatro horas.

 

Terceiro passo: aplicação do verniz com a Esponja Marinha

Com o auxilio da esponja marinha, aplique o verniz Acrílico Incolor (cód. 999) em movimentos aleatórios, em forma de carimbo, tendo o cuidado de manter a uniformidade do efeito deixado pela esponja. Evite esfregar ou girar a esponja sobre a superfície. Cada pessoa aplicará de uma forma, como se fosse uma assinatura, por isso, quem começar deverá ir até o final (umidecer a esponja em água limpa antes da aplicação). Após seco, o verniz ficará transparente. Aguardar a secagem por quatro horas.

Pronto! O resultado fica incrível!

   

E aí, gostaram? No nosso próximo post sobre a Mostra Elite Design vamos te contar sobre o efeito cimento queimado, que também foi destaque em um dos ambientes da Mostra.

Fiquem ligados e mãos à obra :) 

Topo