Como as cores podem influenciar no seu sono?

Uma boa noite de sono revigora e possui, comprovadamente, beneficios para recuperar a concentração e relaxar o corpo, a mente e até mesmo as emoções mais agitadas, promovendo assim, disposição e sensação de bem-estar. Neste post, vamos descobrir como as cores interferem no descanso diário e dicas para conquistar aquela tão sonhada noite de sono.   Uma boa noite de sono revigora e possui, comprovadamente, beneficios para recuperar a concentração e relaxar o corpo, a mente e até mesmo as emoções mais agitadas, promovendo assim, disposição e sensação de bem-estar. Neste post, vamos descobrir como as cores interferem no descanso diário e dicas para conquistar aquela tão sonhada noite de sono.  

Estudos indicam a influência da cor na qualidade do sono e descobriu ainda quais as cores são as melhores para dormir bem. Vamos conferir e analisar as cores predominantes dos dormitórios e como as cores podem facilitar para reduzir a ansiedade, os sintomas de estresse para assim, não precisar contar carneirinho na hora de dormir.

Os resultados foram certeiros e como era de se esperar,  as cores claras e consideradas pela cromoterapia como calmantes e contribuem para maior qualidade do sono. A cor mais indicada para quartos que alcançam maior média de sono, são as pessoas que dorme em quartos azuis tem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono. A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular.

Além disso, o tom azul é indicado e utilizado em ambientes para descanso, inclusive, em tratamento de sono e insônia ou problemas relacionados com o estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo. A cor do ano PPG,  Porcelana Chinesa (PPG1160-6), proporciona a tão desejada calmaria; uma mistura de azul cobalto com um tom misterioso, sugerindo tranquilidade e relaxamento. A proposta da cor destaque da marca induz no universo das cores, tons neutros e natural como elementos referentes ao céu e o mar, mais sensiveis a percepção dos sentidos e ativando propriedades calmantes e tranquilizantes que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular.

Outra indicação para apostar na escolha para os dormitórios são os tons verdes: já que é uma cor calmante, que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. As pessoas que dormem em quartos com predomínio desta cor, conseguem relaxar e ter noite satisfatória de descanso. Ainda vale ressaltar que a a decoração do quarto também possui  impacto sobre a qualidade e quantidade de sono por noite. Sugerimos objetos que harmonizem com ambiente sendo discretos e sem acumulações.

Tons amarelos também estão na lista de indicações com as melhores colorações para dormir bem, a paleta de cor suaviza a agitação cotidiana;  proporcionando segurança e aconchego, elementos fundamentais para o relaxamento e propício para o sono.

Um resultado surpreendente para os especialistas indicam que quartos metalizados na cor prata induzem uma boa noite de sono. Os usuários que optam por esta cor dormem, em média 7 horas e 33 minutos por noite.

Já o vermelho inaugura a galeria de cores que não são indicadas para se ter em predomínio no quarto por agitar o sono e conduzir a insônia. Os voluntários da pesquisa que dormiam em quartos com esta paleta de cores, geralmente, ficam com os ânimos mais alterados e  no final da noite tem baixa média de sono por noite.

Para uma noite tranquila também sugerimos evitar os tons de marrom ou roxo, já que estimulam a criatividade, energia gerando dificuldades em pegar no sono. Muito interessante todas estas observações, né?!

Logo, chegamos a constatação que as melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores em tons suaves, como amarelo, azul ou verde. Consideradas pela cromoterapia como tranquilizantes, relaxantes e propicias a uma maior qualidade do sono.

Gostou deste post? Conta pra gente a sua opinião aqui nos comentário e nos siga nas nossas redes sociais. Tem sempre muito assunto legal para apresentarmos aqui no blog. Nos acompanhe!

 

 

Topo