É Primavera! Dicas para manter seu jardim bonito e colorido nessa estação

É Primavera! Dicas para manter seu jardim bonito e colorido nessa estação

A época mais colorida e alegre do ano pousou por aqui e, junto com ela, a vontade de deixar o jardim impecável! Não só para poder relaxar e curtir a área externa da casa, como também para trazer vida e aconchego para o ambiente externo.

Simples, clássico e elegante: o deck de madeira nunca sai de moda!

Uma peça característica que nunca sai de moda nos jardins é o deck de madeira. Combinado com móveis modernos, ele oferece à casa um ar charmoso, rústico e sofisticado ao mesmo tempo. É interessante mesclar deck marrom com uma decoração mais clara, pois essa mistura combina muito bem com o verde das plantas - além de estar sempre em alta! -.

Entretanto, o deck exige alguns cuidados:

1. É importante estar atento ao local onde está instalado e verificar se há um bom escoamento da água da chuva para que não fique água acumulada no local.

2. Deve-se levar em consideração que o deck está constantemente exposto às condições climáticas, podendo dilatar-se. Por isso, fazer a raspagem e reaplicar o verniz a cada seis meses é fundamental;  Você pode encontrar algunas opções de cuidado com a madeira com a nossa linha Majestic, visitando aqui.

3. Se você pensa em instalar o deck perto de piscinas, opte por materiais anti-derrapantes, que sejam resistentes à umidade e insolação;

4. Deve-se cuidar para não aplicar produtos de limpeza que deixem resíduos; Limpe, preferencialmente, com água e detergente neutro.

5. Não utilizar esponjas/palhas para remover riscos, pois podem riscar o piso;

6. Não limpar o deck com panos excessivamente molhados;

Vale lembrar, também, que existem outros materiais que reproduzem o deck de madeira e não são, necessariamente, madeira. Um deles é o bambu, que, além de ecologicamente correto, exige menos manutenção e possui ótima durabilidade. Outra dica é a madeira ecológica, que é resistente à água, mofo e cupim e não demandam manutenção.

Jardim vertical: a grande solução para ambientes pequenos

Outra ideia para decorar seu jardim é o jardim vertical, uma ótima opção para quem tem um espaço pequeno em casa. Indicado principalmente para varandas de apartamentos, o jardim pode abrigar diferentes espécies.

Se cuidar das plantas já é um prazer, depois desse vídeo vai ficar ainda mais divertido! Isso porque a Maysa Bonissoni criou um kit de jardinagem personalizado que ficou lindo! E você também pode fazer na sua casa. Dê o play no canal Não é Mah Ideia para ver como é rápido e fácil!

Na hora de construir um jardim vertical, você pode utilizar a criatividade! Confira algumas dicas de como montar o melhor jardim vertical para você:

1. Utilize blocos de cerâmica para comportar as plantas, além de fáceis de instalar eles criam um sistema de irrigação natural por serem blocos vazados;

2. Monte sistema modular com vasos tipo jardineira, que você pode adquirir unitariamente e assim definir o tamanho ideal do seu jardim vertical;

3. Utilize vasos de fibra de coco para montar um painel e pendurar vasinhos pequenos com plantas diversas;

4. Opte por treliça de ferro ou de madeira para montar uma estrutura e, com ganchos, você pode colocar os vasos supensos;

Eaí? Conta pra gente qual combina mais com você?

Mas atenção! Cada tipo de planta tem uma rotina individual de irrigação. Procure se informar de como cuidar de cada um delas. Esteja sempre ligado na espécie recomendada para o clima e iluminação do local.

 Aqui também temos ideias apresentadas na Mostra Elite Design  2017 para inspirar e deixar seu jardim ainda mais lindo! O Jardim do Remo, por Daiana  Tessaria e Cláudio Righi. O ambiente traz uma proposta de jardim moderno. Invista no diferente, use cores fortes no piso para constratar com a vegetação, objetos para decoração e móveis adequados para o clima do lugar que você mora.

Jardim Ferro e Fogo, por Katiane Pinheiro. O espaço mistura, mais uma vez, a modernidade com a natureza. As luzes são uma dica ótima para colocar entre as plantas, pois destaca o jardim durante a noite.

 

Gostou? Agora é a sua vez de por a mão na massa e curtir a primavera/verão num jardim lindo e aconchegante!

Topo