Halls e corredores: Dicas e Tendências

Causar uma boa impressão logo na entrada é tudo o que queremos. Halls e corredores desempenham essa função de ser uma prévia charmosa e receptiva para atrair atenção a outros ambientes. Pensando assim, esses espaços ganham destaque como lugares integradores que levam aos principais lugares da nossa casa.

Por isso, os halls e corredores devem ser planejados, ter personalidade e estar em sintonia com os demais ambientes. Preparamos algumas dicas de decoração, pintura de interior e inspirações para você transformar os halls e corredores em espaços autênticos, agradáveis e funcionais.

Qual a melhor maneira de decorar esses espaços?

É fundamental definir o que se pretende: amplitude, conforto, aproveitamento de espaço, iluminação natural, leveza – há opções para todos os gosto e estilos.

Os corredores não precisam ser só espaços de circulação, escuros e sem vida. Para estes ambientes ganharem destaque, as paredes são protagonistas. Para torná-las despojadas, a dica é utilizar a pintura bicolor – duas cores diferentes utilizadas na mesma parede podem dar efeitos distintos, como vintage ou contemporâneo. Lembrando que as paredes claras, em tons off-white, ampliam e abrem o corredor.

Se a intenção, por outro lado, é deixar o corredor mais curto, a dica é usar uma cor escura somente na parede do fundo; uma boa pedida é acertar com a cor do ano, PPG 1145-7 Night Watch que apresenta um tom verde escuro e fica muito bem neste quesito para dar profundidade ao ambiente.  

Já vimos muitas dicas do ambiente neste post, confere aqui para saber mais

Conheça a Night Watch: a Cor do Ano 2019

A sensação com parede mais escura é que ela fica mais próxima. No entanto, elas não são recomendadas em corredores pequenos, já que causam uma sensação de desconforto. Em corredores longos, as cores escuras são a bola da vez para dar personalidade ao ambiente.

Uma dica de decoração preciosa é não sobrecarregar o corredor com itens que dificultem a passagem. Se você quer armários, aparadores grandes ou prateleiras, calcule bem a área de circulação. Já para corredores pequenos a nossa sugestão é uma composição de quadros e fotografias na parede.

DIY com Maysa Bonissoni, como manter as paredes limpas

Confira no canal Não é Mah Ideia, mais dicas para pintar seu corredor ou hall com Maysa Bonissoni. “Eu descobri uma solução muito interessante para quem, assim como eu, tem filhos pequenos e não quer se preocupar com a sujeira que eles fazem nas paredes!”

Maysa aplicou algumas de nossas dicas e pintou a escada da sua casa com a Tinta Rekolor Gold Superlavável. Esta tinta possui acabamento eggshell que proporciona um acabamento de baixo brilho (entre o fosco e o acetinado) e mesmo assim permite que você consiga limpar muitas daquelas manchas do dia a dia. Assista na íntegra a “arte” que os seus filhotes fizeram. Saiba como ela resolveu e veja como ficou:

 

Impressionante, né? Ficou linda a parede, com muito bom gosto e ainda por cima intacta após as sapequices da criançada!

Agora um toque de modernidade!

Para construir halls e corredores de cinema, iluminação e espelhos são os itens que fazem a diferença. Luminárias espaçadas ao longo do corredor diminuem a sensação de aperto ao passar. Um ponto de luz no centro, por outro lado, tem o efeito contrário. Para quem gosta de contemporaneidade, LEDs são essenciais. 

Junto aos corredores, os halls formam o local de passagem que é o cartão de visita do imóvel. Por isso, a combinação deve ser prática e harmoniosa com todos os elementos, sem exageros. Opte por uma decoração agradável, que deixe seus convidados à vontade, os excessos só prejudicam e inibem o relaxamento.

Outra dica bacana é manter uma iluminação mais clara ou escolher cores que ajudem a ampliar o ambiente, assim como em corredores, os espelhos auxiliam a aumentar o tamanho do hall, e claro, deixa a casa mais aconchegante.

Conforto aliado à combinação de objetos decorativos e cores

Falando em conforto e aconchego, vale apostar em puffs ou poltronas, combinados com vasos de plantas e quadros. Estes não podem ocupar muito espaço, lembrando sempre de manter a mesma paleta de cores do ambiente.

​​​​​​

Por fim, escolha uma cartela de cores para as paredes que reflita a sua personalidade. A padronização, apesar da praticidade, pode ir de encontro ao seu estilo de vida e pensamento. Harmonizando o hall de entrada à sala de estar e ao corredor, tem-se um local envolvente, coerente e com identidade.

Gostou das dicas e estratégias para transformar a sua casa ou apartamento em um lugar ainda mais bonito e aconchegante para viver? Fique ligado em nossas redes sociais para mais informações sobre as novidades da Tintas Renner sobre arquitetura, decoração e muito mais!

Tags sugeridas: Arquitetura; Decoração; DYI, Faça você mesmo, Halls; Corredores; Pintura; Tinta; Iluminação

Topo