Ludicidade: a importância das cores para o aprendizado

Ludicidade: a importância das cores para o aprendizado

 

Entre os diversos cenários da Mostra EliteDesign ), o preferido do público infantil é o ambiente assinado pelas arquitetas Antônia Godinho, Paula Sant Anna e Sabrina Nobre, o Ludicidade. A sonoridade da palavra Ludicidade inspirou as profissionais a criarem uma cidade lúdica com estrada, jardim, palquinho e casinhas nas cores do arco-íris. O projeto contempla com atividades lúdicas, onde cada casinha tem uma brincadeira diferente, entre elas: Praia, Biblioteca, Feira, Cozinha, Piscina de Bolinhas e escalada disponíveis para as crianças se divertirem no período da exposição.

O colorido das casinhas desempenha atividades distintas dentro do ambiente infantil e são destaque por meio das brincadeiras que estimulam o desenvolvimento nos aspectos físicos e cognitivo das crianças. As cores em destaque são responsáveis por promover a criatividade e sensação de entusiasmo ao produzir um ambiente acolhedor e propício para a imaginação rolar. As profissionais brincaram com as cores e utilizaram paleta variada dentro do nuance de Azul Allure PPG1157-4  Blue Pearl PPG1157-2 e Sonata PPG 1157-3, já nas diferentes cores os responsáveis são Flirtatious - PPG1212-7 Acorn Squase PPG 1212-6 e Cornucopia PPG1203-7. Da linha Rekolor Gold Super Lavavel com acabamento entre fosco e acetinado e propriedade de melhor remoção de sujeiras e excelente cobertura. As cores são protagonistas no processo de aprendizado das crianças, como comprova a pesquisa realizada pela PPG que revela como as cores influenciam positivamente no aprendizado dos alunos.

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos com aproximadamente 900 professores, pais e administradores educacionais. O resultado foi quase por unanimidade, 97% dos participantes afirmaram que cores e decoração são fatores importantes e contribuem positivamente no engajamento das crianças. Neste potencial que as arquitetas apostaram ao compor o cenário com móveis e estrutura como o jardim o espaço contempla sofás que permitem diversos layouts é abraçado por uma grande árvore que também avança sobre o gramado, onde há mesinhas e cadeiras borboleta para crianças brincarem.

A pesquisa ainda revelou que 63% dos entrevistados também acreditam que determinadas cores ajudam no aprendizado das crianças. O que evidenciamos neste espaço reservado para o público infantil aprender e brincar com o estímulo das cores.

Em contraponto, no espaço dos sonhos foi criado um quartinho com berços em que a temática foi inspirada na noite, utilizando a cor preta fugindo dos tons pastel, tradicionais destes ambientes. 

O espaço de 95 metros é totalmente interativo tanto para adultos quanto para a criançada, fica o convite para conhecer este e muitos outros ambientes da Mostra EliteDesign.

Gostou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários. Toda semana teremos publicações para você ficar por dentro das principais tendências da Mostra EliteDesign. Siga nos nas redes sociais @tintasrennerbr e @tintasrennerbr

Topo