OMBRE WALL: Sofisticação e criatividade em uma técnica incrível

OMBRE WALL: Sofisticação e criatividade em uma técnica incrível

Existem incontáveis maneiras de transformar um ambiente a partir de suas paredes – e não estamos falando sobre pendurar quadros ou outros objetos decorativos. Já ensinamos diversas delas aqui em nosso blog, seja criando efeitos únicos com a técnica do cimento queimado ou na aplicação de texturas. Hoje vamos falar e ensinar como criar mais um incrível efeito: o ombré.

Com uma composição gradiente de cores, o efeito ombré – ou ombré wall – tem esse nome a partir da palavra francesa para sombreado, e também ficou conhecido no Brasil há alguns anos por conta da tendência do ombré hair para cabelos femininos. Na parede ombré a transição de cores é sutil, diferentemente do efeito degradê que apresenta uma quebra bastante visível entre as tonalidades.

A parte mais interessante de tudo: a técnica é extremamente fácil e rápida de fazer. Você começa a composição (seja na parte superior ou inferior da parede) com o tom mais forte, termina com o mais fraco e mistura as duas na intersecção para um resultado perfeito. Difícil mesmo vai ser escolher a melhor combinação de cores para sua casa – e seu melhor amigo para isso é o círculo cromático, que já apresentamos por aqui em outro post.

O ombré é definido pela transição suave entre cores - então você pode aplicar a técnica em diferentes formas: horizontal, vertical e até a partir de composições geométricas. A mais usual delas, no entanto, é a versão horizontal; com ela você pode pintar a intersecção em uma altura confortável para que você não precise de escadas ou outros acessórios como um alongador para o rolo de tinta.

Característico por imprimir um ar de sofisticação e tranquilidade para ambientes, ainda mais quando orquestrados com móveis e outros detalhes decorativos, o efeito ombré tem duas variações principais: quando é feito no gradiente de uma cor para o branco ou de uma determinada cor para outra em tonalidades mais claras. É totalmente livre a escolha das cores para criar o efeito, então se divirta!

O que você vai precisar:

· 3 rolos de pintura grande (um para cada cor);

· 2 rolos de pintura pequenos (para esfumar as misturas)

· 2 pincéis de pintura (um para cada fusão de cores);

· Tintas (no mínimo três cores, sendo que uma delas pode ser o branco);

· 3 bandejas para tintas (uma para cada cor);

· Fita adesiva;

· Luvas para proteção.

Bom, mas vamos ao que interessa: um passo a passo detalhado para você criar o efeito ombré! Para ficar mais fácil, você pode conferir um tutorial da Maysa Bonissoni para o quarto da sua filha Olívia, onde ela explica tudo sobre o efeito ombré no canal Não é Mah Ideia, é só clicar aqui. Confira também algumas dicas de como preparar sua parede antes da pintura.

E vamos lá:

Primeiro passo:

Utilize a fita para delimitar na parede até onde sua pintura vai, caso você escolha aplicar o efeito em apenas uma das faces da parede. Ah, lembre-se também de proteger o chão de respingos de tinta com jornal ou lona.

Segundo passo:

Comece cobrindo a parede inteira com o tom mais claro (ou a branca, se for o caso). Espere secar de acordo com as instruções da tinta utilizada. A nossa dica de produto, pode ser feita com a Rekolor Pró ou a tinta acrílica Extravinil Premium.

Terceiro passo:

Com o tom mais escuro pinte 1/3 da parede, pode ser a extremidade superior ou inferior, como preferir. Na sequência, pinte mais 1/3 da superfície com a tonalidade média escolhida. Lembrando que para o próximo passo, as tintas devem estar molhadas, seja rápido para que elas não sequem e pule logo para o quarto passo.

Quarto passo:

Para fazer a mistura das cores, a tinta deve estar ainda molhada. Use o pincel para misturar as duas tonalidades na parede, e, em seguida, utilize o rolo pequeno e limpo para esfumaçar e não ficar as marcas de pincel. Lembre-se de não trocar os pincéis e rolos entre as cores, utilize sempre os mesmos para que você não manche sua parede.

Quinto passo:

Repita o processo com os tons claro e médio, que compõem a terceira e última parte da parede. Utilize os pinceis e o rolo até obter a mistura e transição de cores que você deseja.

 

E aí gostou?! Aproveite o efeito ombré para criar diferentes efeitos em cômodos distintos da casa e abuse da criatividade: quartos infantis supercoloridos ficam lindos, assim como a sala de estar com cores mais sóbrias em transições sutis. E se quiser dar uma olhada nas cores antes de se decidir, a Tintas Renner tem mais de 2.000 opções para você a partir do sistema tintométrico The Voice of Color. ;)

Topo