Tradicional e contemporâneo: Hour Glass – o duo nostálgico tendência para 2017!

Tradicional e contemporâneo: Hour Glass – o duo nostálgico tendência para 2017!

O novo ano já bateu na porta e, junto com ele, novas tendências no mundo da decoração, do design e da arquitetura. Para 2017, os experts da PPG criaram a coleção Pendulum (faça o download aqui), que embarca no mundo dos quatro elementos da natureza.

Hour Glass é o primeiro tema da coleção que representa o elemento terra, enraizado em elementos fundamentais, origens e consumidores. Moderna e elegante, a tendência Hour Glass se estabelece sobre as raízes do passado, mas atualizada com as cores para um espírito mais contemporâneo. É o encontro entre o velho e o novo. 

Trata-se de uma paleta clássica com um toque contemporâneo, que vai desde tons de rosados, como Summer Tan 327-4, String Of Pearls 420-1 e Clay Ridge 534-6, azuis e acinzentados, como o Annapolis Blue 547-7 e o Go To Gray  Nova cor.

A imagem acima foi escolhida para representar o tema, pois mistura o design clássico, por meio da arquitetura, com a rica terra vermelha, que provoca uma sensação de estabilidade ao emprestar designs clássicos e de importância histórica. 

O Novo Tradicionalista, como é conhecido o consumidor Hour Glass, é moderno e elegante. Para os homens, a tendência representa um novo espírito de refinamento. Ele se inspira em grandes líderes, pensa seu estilo buscando sofisticação na simplicidade. Já a identidade feminina dialoga com o número crescente de profissionais em cargos de liderança, que buscam a igualdade aos seus colegas do sexo masculino. A mulher que se inspira nessa tendência valoriza a inteligência e tem um senso de estilo equilibrado e de fácil adaptação.

A moda se relaciona com o Hour Glass no uso de peças clássicas, discretas, que podem ganhar vida com o uso de acessórios mais modernos. Homens e mulheres que seguem essa tendência costumam se preocupar com elementos como a forma, o acabamento e a qualidade do tecido das peças.

Além disso, o indivíduo deixa de lado a pura necessidade consumista e passa a se interessar por produtos produzidos com responsabilidade ambiental. A tecnologia é desejo do consumidor, entretanto, no Hour Glass, os equipamentos eletrônicos trazem referências nostálgicas misturadas com a modernidade.

O design Hour Glass se reflete também na arquitetura, por meio de construções em estilo clássico. Telhados tradicionais, portas e janelas grandes e largas. Ganham espaço também as entradas arqueadas e as portas francesas. Além disso, as cores sóbrias conferem um estilo tradicional, frio e sofisticado.

Os ambientes internos tendem a ser arejados, limpos e abertos, usando de elementos minimalistas que se mostram clássicos e, ao mesmo tempo, elegantes. As cores do Hour Glass funcionam muito bem quando combinadas - em uma dose adequada – com tons neutros, que são grandes coringas, independentemente da época. 

Na sala, foram utilizados os tons terrosos como o Burgundy Wine 534-7, Spiced Cider 326-7 e Poppy Pods 526-6, como forma de misturar os tons sóbrios com o design moderno - proposta do Hour Glass.

Nesta cozinha foram utilizados tons neutros como Go to Gray Nova Cor, Delicate White 518-1 e String Of Pearls 420-1 que combinaram com as cores da decoração do ambiente.

Os móveis e acabamentos dos espaços são formados por materiais tradicionais. A madeira está entre os símbolos do Hour Glass, principalmente no tom acinzentado. Ela pode ser apresentada na forma de mosaicos ou de nós, e é bastante explorada nas molduras de parede.

Outro material importante é a pedra - especialmente em cerâmica e em mármore colorido. Já os metais compõem o ambiente nas cores bronze e ouro, mas também em tons escuros nos detalhes. Tapetes com texturas mais pesadas, em veludo, cetim e couro harmonizam com a tendência.

O ambiente ao ar livre, para o consumidor Hour Glass, pode ser um pequeno terraço ou uma área maciça. A ênfase estilística aponta para uma estética de design europeu, em que elementos como pedra, tijolo, ferro forjado e madeira trabalhada contribuem para criar uma energia atemporal.

Gostou? Veja as inspirações para a coleção completa (Pendulum) aqui e consulte os outros temas ;)

Topo