Verniz ou Stain? Saiba qual é o melhor produto para acabamentos em madeira!

Verniz ou Stain? Saiba qual é o melhor produto para acabamentos em madeira!

Na hora de trabalhar com superfícies de madeira é importante saber qual é o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade (proteger e embelezar), eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito. Por isso, vamos entender a diferença entre eles e te ajudar na melhor escolha.

O Verniz pode proporcionar um acabamento acetinado e brilhante. A aplicação forma uma película de filme, que acaba alterando o aspecto natural da madeira. Esta película forma uma verdadeira barreira que pode proteger a superfície contra diversos intempéries, como sol, chuva e maresia.

O Verniz é um acabamento indicado para estruturas de ambientes internos e externos, como móveis, portas e pisos. Alguns produtos também podem ser aplicados em ambientes externos por conterem filtro solar em sua composição e, outros também podem ser indicados como uma pré-pintura, aplicado antes de usar um esmalte para completar o acabamento. O tempo médio de secagem são de oito horas entre as demãos.

Já o Stain é um acabamento “invisível”. Ele tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. Como não forma filme, além de proteger a superfície, ele realça os veios e nós característicos da madeira. A proteção ocorre por impregnação, ou seja, impedindo que a água entre no material por hidrorrepelência.

Uma dica de aplicação dos acabamentos em Stain são os decks de piscina. Além de proteger a madeira do sol, o produto deixa o material menos escorregadio. São indicadas oito horas de secagem entre as demãos. E mais um detalhe: tanto o Verniz quanto o Stain é necessário fazer o lixamento da superfície antes da aplicação.

Possuímos uma linha de produtos especiais para madeira, com opção de Verniz e Stain. É a linha Majestic que oferecem proteção e beleza para todos os tipos de superfícies, para uso interno ou externo. Os produtos tem proteção UV, ação fungicida e alta resistência ao sol, chuva e a produtos de limpeza. Confira mais informações aqui

Agora que você já conhece a diferença entre os dois acabamentos já pode dar uma nova cara a qualquer tipo de madeira. Conte para nós os resultados!

 

Topo