Verniz ou Stain? Saiba qual é o melhor produto para acabamentos em madeira

Verniz ou Stain? Saiba qual é o melhor produto para acabamentos em madeira

Na hora de trabalhar com estruturas de madeira é importante saber qual é o ambiente e o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade e tenham solvente como base, eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito.

Oferecemos uma linha de produtos especiais para madeira, com opção de Verniz e Stain. É a linha Majestic que oferecem proteção e beleza para todos os tipos de superfícies, para uso interno ou externo. Os produtos tem proteção UV, ação fungicida e alta resistência ao sol, chuva e a produtos de limpeza.

A partir de agora, vamos entender a diferença entre o Verniz e o Stain, para ajudar você na melhor escolha. Além disso, vamos conhecer alguns produtos da linha Majestic e suas indicações.

O Verniz proporciona um acabamento acetinado e brilhante. A aplicação forma uma película de filme resinosa, uma verdadeira barreira que protege a superfície - essa característica diminui o aspecto próprio da madeira. O Verniz é um acabamento indicado para estruturas de ambientes internos, como móveis, portas ou, até mesmo, pisos. Como o Verniz não contém proteção solar, para os ambientes externos, ele é indicado como uma pré-pintura - aplicado antes de usar um esmalte para completar o acabamento. O Verniz Isolante é o mais conhecido e comum dos acabamentos em madeira, principalmente no Brasil. O tempo médio de secagem dele é de oito horas entre as demãos.

A escolha do Verniz adequado depende de qual a superfície e o ambiente onde será aplicado. O Majestic Rekol PU Flex, por exemplo, é um verniz muito versátil, indicado para todos os tipos de madeira em exteriores e interiores, com exceção dos assoalhos. Ele tem a capacidade de acompanhar os movimentos da madeira durante o processo de retração e expansão, evitando assim surgimento de trincas e fissuras no acabamento.

Alguns produtos se encaixam bem na parte externa. É o caso do Majestic Triplo Filtro Solar, que possui proteção UV, excelente resistência contra às ações do sol e da chuva e ação fungicida. Outro produto ideal para a área externa é o Majestic Verniz Marítimo, que oferece a alta resistência à maresia, além do sol e da chuva.

Entre os produtos indicados para áreas internas, estão o Majestic PU Pisos e o Majestic Verniz Copal, que realçam a beleza natural da madeira. O PU Pisos é um verniz destinado a pisos, escadas e móveis de madeira, podendo ser aplicado sobre madeira nova ou antiga. O Verniz Copal oferece alta proteção, beleza e sofisticação aos ambientes, com um acabamento brilhante e totalmente incolor. Ele é indicado principalmente para portas, balcões e móveis.

Agora que você conhece mais sobre o Verniz, chegou a hora do Stain! Ele é um acabamento mais fosco em comparação ao Verniz e tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. Como não forma filme, além de proteger a superfície, ele realça os veios e nós característicos do material. A proteção ocorre por hidrorrepelência, ou seja, impedindo que a água entre na madeira. Uma dica de aplicação dos acabamentos em Stain são os decks de piscina. Além de proteger a madeira do sol, o produto deixa o material menos escorregadio. São indicadas seis horas de secagem entre as demãos. E mais um detalhe: em relação ao Verniz, o Stain tem manutenção mais simples, pois pode ser reaplicado após uma simples limpeza que remova partículas de pó, sem a necessidade de lixamento.

Os produtos Stain da linha Majestic se caracterizam por realçar os veios naturais da madeira, proporcionando um acabamento acetinado, com toque macio e sedoso. Todos são hidrorepelentes e possuem proteção UV, mas podem ser usados nas áreas interna e externa. Além disso, os produtos não formam película ou filme, possuem ação fungicida e são hidrorrepelentes. Isso ajuda na proteção da madeira contra a umidade e o aparecimento de fungos.

Tanto o Majestic Stain quanto o Majestic Classic Stain são acabamentos impregnantes, que tem excelente resistência às ações do sol e da chuva. O Majestic Deck Stain foi formulado para proteção de decks de madeira e ambientes expostos ao sol e a umidade. Já o Majestic Aqua Stain foi especialmente desenvolvido com tecnologia à base de água, por isso possui rápida secagem, baixo odor e alta resistência, dando o máximo de proteção ao ambiente familiar.

Agora que você já conhece a diferença entre os dois acabamentos já pode dar uma nova cara a qualquer tipo de madeira. Conte para nós os resultados!

Gostou deste conteúdo? Então fique ligado que sempre temos novidades, dicas e indicações especiais para você. Ah! E não esqueça de seguir nosso perfil nas redes sociais @TintasRennerBr

Topo