As cores e sua produtividade no trabalho

As cores e sua produtividade no trabalho

Escolher as cores certas para o local de trabalho pode ser tão importante quanto selecionar a equipe para desenvolver as atividades e demandas a serem executadas.  Pesquisas afirmam, que o efeito das cores pode influenciar no comportamento dos colaboradores, seus níveis de produtividade, humor e atitudes. É notável a alteração e interferência no comportamento das pessoas expostas a maior parte do tempo a uma coloração. Neste post, vamos conhecer os efeitos da aplicação das cores no ambiente de trabalho e como fazer com que as cores beneficiem a produtividade e o trabalho em equipe. 


Uma das formas de alterar as sensações, estimular a criatividade e engajamento dos colaboradores, é investindo nas cores do escritório ou home-office. O tom do ambiente que a equipe convive possui diversas propriedades que, traduzidas ao nosso cérebro, resultam nas mais diversas percepções como: energia, criatividade e foco, incluindo o conforto e bem estar de lidar com as tarefas de trabalho. Mas como escolher o tom certo para um ambiente de trabalho, vamos descobrir?


O tipo de profissional, o ramo do escritório e a atividade desenvolvida no ambiente devem ser levados em conta na hora de escolher a cor ideal para o local de trabalho e para colorir cada espaço individualmente. Ambientes monocromáticos podem criar uma atmosfera de pouco equilíbrio e sem movimento. Para evitar esta situação, aposte em mais cores. Escolha duas cores e combine-as, assim o estimulo de cada cor será potencializado. 


AZUL

Conhecido como a cor mais produtiva, o azul tem conexão com a mente e com produção de resultados. Também é ligado a uma noção de seriedade e profissionalismo, o seu tom calmo e estável do azul estimula a produtividade em geral. Uma boa opção é pintar todo o escritório de azul e usar outras cores em detalhes que estejam relacionados às equipes e colaboradores específicos. 
Propriedades da COR AZUL:
* Acalma e promove a confiança, comunicação e eficiência
* Ajuda a controlar o ritmo cardíaco, baixar o estresse e a pressão arterial, 
* É indicado para salas de reuniões e para espaços de orientações.

VERDE
 A cor que nos lembra da natureza promove boas sensações no escritório, pois é bastante relaxante e agradável. O verde é sempre uma opção para quem trabalha muitas horas seguidas, por não causar fadiga aos olhos. Talvez por isso a cor nos passe a sensação de frescor e limpeza, de vitalidade dentro do local.
Se você quiser que seus funcionários e clientes se sintam bem vindos, talvez seja hora de dar um toque verde no ambiente. A cor verde e suas tonalidades estão relacionadas à noções de equilíbrio, calma e segurança. Indicado para ambientes onde ocorrem transações comerciais ou frequentes negociações.
PROPRIEDADES da COR VERDE:
* Impulsiona a criatividade e inspira a inovação
* Promove harmonia e equilíbrio
* Reduz a ansiedade e o desgaste visual
* Indicado para espaços inovadores, onde computadores são usados com frequência e também salas de reunião.

AMARELO
O amarelo está ligado à criatividade. Por ser uma cor quente e alegre, o amarelo traz vida e luminosidade ao ambiente. Suas características podem incentivar a coragem de mudar, de propor soluções criativas no cotidiano. Usar a cor em ambientes de criação pode ser uma boa ideia. Entretanto, deve ser uma cor utilizada com cuidado e em pontos específicos, já que em excesso trazer irritação. É uma cor que reflete muita luz, e, por isso, é difícil de olhar. Deve ser usada com moderação, apenas em alguns pontos do ambiente.
PROPRIEDADES da COR AMARELA:
* É uma boa escolha para melhorar o foco e direção
* É indicado em combinações para estimular energias em espaços criativos.
* Proporciona ambiente ativo e com colaboradores motivados
* Em excesso, pode causar ansiedade e estimular crises de temperamento


VERMELHO
Se o trabalho desenvolvido na sua empresa demanda atividade física dos colaboradores, esta é a opção ideal. O vermelho estimula o corpo, o físico e atividades ligadas ao físico e material são incentivados pela presença da cor. Para espaços de trabalho onde a ação é prioridade, escolha o vermelho. Além disso, é uma excelente opção para espaços onde as pessoas trabalham até tarde.
Por ser uma cor forte, transmite alegria e proximidade. Mas tome cuidado, se colocado em muitos pontos pode deixar o clima mais estressante, por isso, não é recomendado utilizar em salas de reunião por causar certa irritabilidade às pessoas expostas a essa cor. O ideal é evitar essa cor em um escritório, porém, pode ser uma opção interessante para locais de passagem, em que as pessoas não permanecem por muito tempo, como corredores e o local que os funcionários usam para fazer as refeições.
PROPRIEDADES da COR VERMELHA:
* Estimula o corpo e atividade cerebral
* Aumenta o ritmo cardíaco 
* Pode causar certa irritabilidade 


LARANJA 
Já a cor laranja é indicada para aumentar o entusiasmo e energia do local. Assim como o amarelo, é indicado para misturar com outras cores e melhorar a energia do ambiente.
PROPRIEDADES da COR LARANJA:
* Estimula a paciência
* Impulsiona a criatividade
* É ideal para áreas de convivência e refeitórios


CINZA
Uma cor psicologicamente neutra, gera falta de confiança neste caso é indicado combinar com cores quentes, como o vermelho e amarelo.

 

BRANCO 
Sua função principal é multiplicar a luz do espaço, por isso, ele passa a ideia de que o ambiente é mais amplo do que realmente é. Porém, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono, por isso, se você optar pelas paredes brancas, escolha alguns móveis coloridos para dar equilíbrio ao ambiente.
Em espaços na cor branca as pessoas costumam se sentir inertes, calmas demais e sem motivação para agir. Por esse motivo, o branco é recomendado para ambientes de trabalho.  
PROPRIEDADES DA COR BRANCA
* Cria senso de espaço, principalmente se o local possui muita luz natural 
* Promove sensação de limpeza
* Ao apostar nesta cor, invista em acessórios coloridos.

 


Muito interessante conhecer as propriedades das cores e o seu impacto no ambiente de trabalho, não é?! Com este post, chegamos à conclusão as melhores apostas para promover a produtividade das atividades são locais com as cores como o verde e azul. Outra dica legal, se for o caso de home Office, diferencie as cores dos outros espaços da casa, escolha uma cor diferente para o ambiente de trabalho. As cores não funcionam sozinhas, trabalhe com combinações, levando em conta os efeitos esperados para cada cor. 

Todas as combinações e cores citadas estão disponíveis no leque de cores da Tintas Renner by PPG e podem ser pigmentadas nos produtos da Linha Rekolor Pró, em todos os acabamentos através do nosso Sistema Tintométrico The Voice of Color.

Gostou deste conteúdo? Então fique ligado que sempre temos novidades, dicas e indicações especiais para você. Ah! E não esqueça de seguir nosso perfil nas redes sociais @TintasRennerBr

Topo