Jardim Vertical : Tendência em Ambientes Internos

Jardim Vertical : Tendência em Ambientes Internos

A Mostra EliteDesign apresenta as principais tendências do mercado de  arquitetura e design com inspirações dos mais renomados profissionais da área. A Tintas Renner by PPG incentiva e promove iniciativas como esta e apresentará nesta e nas próximas publicações, os diversos cenários da exposição. Assim você ficará por dentro de todas as tendências e também se inspirará a aplicá-las em seus ambientes. 


A Tintas Renner by PPG acompanha todo o processo de desenvolvimento dos projetos expostos na Mostra EliteDesign, e a primeira inspiração que apresentamos é um recurso que é uma excelente alternativa para otimizar espaços e ainda oferece uma ótima funcionalidade térmica para os ambientes. Esta técnica também é uma tendência na arquitetura contemporânea e ganhou destaque na 3º Mostra EliteDesign em diferentes aplicações e todas com requinte. Vamos juntos descobrir?
O jardim vertical, ou como também é conhecido, parede verde, é uma intervenção paisagística em paredes externas ou internas das construções que são cobertas por vegetação. Este recurso é uma excelente alternativa para os centros urbanos modificarem paisagens e tornarem pequenos ambientes um espaço sustentável, agradável e com muito charme. 

Além de inovar a decoração do ambiente, a vegetação vertical proporciona muitos benefícios, entre eles: conforto térmico e diminuição do acúmulo de energia solar, melhor qualidade do ar, garante isolamento acústuco e harmoniza a construção com os elementos naturais contribuindo assim, para a biodiversidade nos centros urbanos.
O isolamento térmico se dá por uma característica chamada resfriamento evaporativo, pois as plantas perdem umidade em dias quentes, o que acaba por reduzir a temperatura, e retém o calor nos dias mais frios, contribuindo a favor da inércia térmica do ambiente. 

A funcionalidade do isolamento acústico foi muito bem aplicada no palco do espaço Fagundes, Raízes do Sul onde a vegetação vertical se faz presente e aflora o sentimento do campo e lavoura neste espaço dedicado à tradições e cultura da região. O ambiente assinado pelos arquitetos Claudio e SadiGioba presta homenagem à família Fagundes com uma área de convivência, jantar, estar e espaço gourmet, ideal para passar um tempo em família.
Outro ambiente da 3º Mostra EliteDesign que compõe vegetação vertical é o Studio 60+ que apresenta um ambiente real para público maduro sem perder a sua personalidade e autonomia. A arquiteta Monique Mello e a designer de interiores Michele Ravadeli, projetaram o espaço com alinhamento da ergonomia e seguração como características importantes deste segmento. O destaque fica por conta do banheiro que possui conotação de Spa e um jardim vertical que transmite equilíbrio do presente, passado e futuro. 

Lindo e inspirador, não é mesmo? Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre as tendências presentes na Mostra EliteDesign.

Gostou deste conteúdo? Então fique ligado que sempre temos novidades, dicas e indicações especiais para você. Ah! E não esqueça de seguir nosso perfil nas redes sociais @TintasRennerBr

Topo