Conheça os espaços eleitos pelo júri da Casa Cor SC 2016

Conheça os espaços eleitos pelo júri da Casa Cor SC 2016

Projetada na Casa Dr. Oswaldo Cabral, patrimônio histórico construído entre 1940 e 1950 em estilo neocolonial espanhol, no Centro de Florianópolis, a Casa Cor SC apresentou ambientes em que os arquitetos buscaram resgatar a história do local e, ao mesmo tempo, preservar parte dos ambientes, resultando em projetos modernos e clássicos.

E alguns destes espaços chamaram ainda mais a atenção, tanto que foram eleitos, por um júri especializado, como os melhores da Mostra, em diferentes categorias. Traremos, a partir de agora, alguns deles para vocês:

 

Espaço com melhor projeto de uso público: Jardim de Outrora

O Jardim de Outrora, projetado pela arquiteta Ana Trevisan, foi eleito o espaço com melhor projeto de uso público. Aqui, a árvore, já existente, serviu para compor um ambiente de lazer com balanços e cadeiras. A própria casa, que já traz um ar histórico para o espaço, foi complementada com plantas de médio porte que permitem ver todo o entorno da região.

 

Espaço mais ousado: Sala de Jantar

Outro ambiente que chamou a atenção do público na noite de premiação foi a Sala de Jantar, por Anna Maya e Anderson Schussler.

Eleito o ambiente mais ousado da exposição, ele preservou o piso e as janelas da casa histórica. E, a partir disso, promoveu uma composição com elementos modernos, como o lustre de ferro e a estante.

 

Ambiente mais comercial: Café da Casa

O Café de Casa, das arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri, foi eleito o ambiente mais comercial da Casa. Nele, a dupla buscou resgatar a arquitetura neocolonial por meio de elementos atuais. Para isso, materiais acobreados e o piso foram os responsáveis por essa sensação de mistura entre o clássico e o moderno.

 

Ambiente mais criativo: Quarto Hostel

Outro ponto a se observar é a funcionalidade.  Ambientes confusos e não práticos não cabem no cotidiano apressado que vivemos. Por isso, alguns arquitetos levaram em consideração o tamanho do ambiente e a melhor forma de aproveitá-lo, de forma a conseguir praticidade.

O Quarto Hostel, da arquiteta Estela Cislaghi, foi reconhecido como o espaço mais criativo da Mostra. Em 20 m², ela uniu copa, closet, cama e bancada. Inspirado no gosto pelas viagens, o ambiente brinca com tons neutros e com a madeira.

 

Ambiente com melhor aproveitamento de espaço: Living Bar

Eleito como o ambiente com o melhor aproveitamento de espaço, o Living Bar, do arquiteto Tufi Mousse, preserva as paredes em granito - que lembra as salas de conversa dos anos 1960 e 1970, em mais uma referência histórica da Mostra. Pequeno, o ambiente traz um longo sofá, que traz a sensação de amplitude do ambiente.

 

Galeria Renner

Outro espaço que vêm chamando a atenção dos visitantes é o nosso. Os arquitetos Beto Gebara e Maria Filártiga projetaram uma galeria de arte, em que as paredes com geometrismos destacam as telas dispostas pelo ambiente. O contraste entre o tom cítrico de amarelo e o efeito cimento queimando funciona em conjunto com a iluminação, que estabelece diferentes pontos focais. Além disso, o piso original da casa foi mantido e é outra atração à parte na Galeria Renner.

A Casa Cor SC desse ano foi um sucesso! Curtiram? Fiquem ligados nas nossas próximas dicas!

Topo