Como as cores podem influenciar no seu sono?

Como as cores podem influenciar no seu sono?

Uma boa noite de sono revigora e possui, comprovadamente, beneficios para recuperar a concentração e relaxar o corpo, a mente e até mesmo as emoções mais agitadas, promovendo assim, disposição e sensação de bem-estar. Neste post, vamos descobrir como as cores interferem no descanso diário e dicas para conquistar aquela tão sonhada noite de sono.   

Estudos indicam a influência da cor na qualidade do sono e descobriu ainda quais as cores são as melhores para dormir bem. Vamos conferir e analisar as cores predominantes dos dormitórios e como as cores podem facilitar para reduzir a ansiedade, os sintomas de estresse para assim, não precisar contar carneirinho na hora de dormir.
Os resultados foram certeiros e como era de se esperar,  as cores claras e consideradas pela cromoterapia como calmantes e contribuem para maior qualidade do sono. A cor mais indicada para quartos que alcançam maior média de sono, são as pessoas que dorme em quartos azuis tem, em média, 7 horas e 52 minutos de sono. A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. 

Além disso, o tom azul é indicado e utilizado em ambientes para descanso, inclusive, em tratamento de sono e insônia ou problemas relacionados com o estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo. A cor do ano PPG,  Porcelana Chinesa (PPG1160-6), proporciona a tão desejada calmaria; uma mistura de azul cobalto com um tom misterioso, sugerindo tranquilidade e relaxamento. A proposta da cor destaque da marca induz no universo das cores, tons neutros e natural como elementos referentes ao céu e o mar, mais sensiveis a percepção dos sentidos e ativando propriedades calmantes e tranquilizantes que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular.


Outra indicação para apostar na escolha para os dormitórios são os tons verdes: já que é uma cor calmante, que ajuda a promover o equilíbrio interno e a diminuir o estresse. As pessoas que dormem em quartos com predomínio desta cor, conseguem relaxar e ter noite satisfatória de descanso. Ainda vale ressaltar que a a decoração do quarto também possui  impacto sobre a qualidade e quantidade de sono por noite. Sugerimos objetos que harmonizem com ambiente sendo discretos e sem acumulações.

Tons amarelos também estão na lista de indicações com as melhores colorações para dormir bem, a paleta de cor suaviza a agitação cotidiana;  proporcionando segurança e aconchego, elementos fundamentais para o relaxamento e propício para o sono.


Um resultado surpreendente para os especialistas indicam que quartos metalizados na cor prata induzem uma boa noite de sono. Os usuários que optam por esta cor dormem, em média 7 horas e 33 minutos por noite.

Já o vermelho inaugura a galeria de cores que não são indicadas para se ter em predomínio no quarto por agitar o sono e conduzir a insônia. Os voluntários da pesquisa que dormiam em quartos com esta paleta de cores, geralmente, ficam com os ânimos mais alterados e  no final da noite tem baixa média de sono por noite.

Para uma noite tranquila também sugerimos evitar os tons de marrom ou roxo, já que estimulam a criatividade, energia gerando dificuldades em pegar no sono. Muito interessante todas estas observações, né?! 
Logo, chegamos a constatação que as melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores em tons suaves, como amarelo, azul ou verde. Consideradas pela cromoterapia como tranquilizantes, relaxantes e propicias a uma maior qualidade do sono. 
Todas as cores indicadas podem ser pigmentadas nos produtos da Linha Rekolor Pró, em todos os acabamentos através do nosso Sistema Tintométrico The Voice of Color.

Gostou deste conteúdo? Então fique ligado que sempre temos novidades, dicas e indicações especiais para você. Ah! E não esqueça de seguir nosso perfil nas redes sociais @TintasRennerBr
 

Topo